|| Blog ||
Soul Fit by OM Academy: Corpo, Mente e Bem-estar
Pode ouvir o Podcast nas principais plataformas:
A evidência da importância do exercício físico na saúde, controlo de peso, bem-estar mental e longevidade é avassaladora. No entanto, tantas pessoas no mundo debatem-se dia após dia com a tentação de se deixar ficar no sofá e adiar o exercício, com complexo de culpa por se sentirem preguiçosas e incapazes de fazer o que “deviam fazer”. Uma perspetiva evolucionária sobre o papel do exercício físico na sobrevivência e evolução da espécie é crucial para retirar esta sensação de culpa que aprofunda ainda mais a relação negativa que tantas pessoas têm com o exercício físico. Exercício é anti-natural: nunca ao longo dos milhares de anos de evolução humana alguém se lembrou de fazer movimento extenuante sem outra função que não queimar calorias. A natureza preparou-nos para acumular calorias sempre que possível e evitar dispende-las desnecessariamente, deixando-nos indefesos num mundo de comida abundante e em que o exercício é opcional. Quando nos sentimos sem vontade de calçar as sapatilhas para a corrida, estamos a seguir séculos de evolução natural: num mundo em que calorias são restritas, que maluco se lança a correr por nada? Mas quando nos começamos a mexer mais e fazer desporto com regularidade, o corpo tem um conjunto de adaptações fabulosas. Sentimo-nos mais fortes, saudáveis, confiantes… não apenas porque o os músculos, resistência cardio-respiratória, saúde vascular, sistema imunitário ficam mais fortes, mas também porque durante o exercício o corpo é inundado por uma séria de hormonas, químicos que sinalizam ao cérebro sensação de prazer e otimismo, e anestesiam a dor dos músculos. Depois de vencer essa barreira inicial de levantar do sofá, os mecanismos naturais do corpo criam as sensações de prazer e bem-estar que podem tornar uma pessoa sedentária num atleta de maratonas. Porque é que o exercício se torna viciante? Quanto e que tipo de exercício físico? Como funciona a relação entre exercício fisico e longevidade, saúde e bem-estar psicológico? O exercício físico permite "queimar" gordura?
Ler MAISStress, ansiedade, desconexão e insónia são problemas comuns e crescentes. Todos temos esses momentos: a mente inquieta, desobediente, que não sossega. Pensamentos negativos ou uma sensação estranha de ansiedade, pensamentos recorrentes que aparecem nos momentos menos oportunos e nos impedem de viver o presente, ideias circulares e obsessivas a que a mente regressa compulsivamente. Esta mente inquieta é uma “mente macaca” (monkey mind), que saltita desobediente de ramo para ramo, uma mente impaciente que atira ideias e sensações de forma desordenada e não sabe como lidar com elas, sem conseguir chegar a um estado de calma e silêncio. Por oposição à “mente macaca”, podemos treinar a mente para ser “MONGE Guerreira” (monk mind), um acrónimo que sintetiza os princípios base para desenvolver uma mente serena, disciplinada e confiante, capaz de gerir a pressão, stress e ansiedade e proporcionar um estado de contentamento.
Ler MAISDia 10 de Outubro é o Dia Mundial da Saúde Mental. A Organização Mundial de Saúde classifica o stress como a “epidemia de saúde do século XXI”, afetando 90% da população mundial. O stress crónico pode originar problemas psicológicos, emocionais e físicos graves, como dores de cabeça, enxaquecas, dores musculares, problemas de pele, insónia, fadiga, aumento de pressão arterial e doenças cardio-vasculares, ansiedade, crises de pânico e até depressão clínica. Como gerir o stress, e porque é que isso importa?
Ler MAISNos episódios anteriores apresentamos os 6 pilares do método Superpoderes: hormese, movimento, força, nutrição, autoconsciência e respiração, e descanso e relações interpessoais. A sustentar estes 6 pilares para uma vida com superpoderes, está um tronco central em que tudo se agarra, assente em Compromisso e Curiosidade.
Ler MAISA mudança é difícil e cada conquista meramente provisória. Para evitar cair em derrotismo, importa incorporar nas estratégias de mudança, desde o início, graus de liberdade e mecanismos de proteção para as "escorregadelas". A base da mudança é o auto-conhecimento e consciência dos valores efetivamente importantes para nós. Mudar é um processo para a vida toda, nunca uma vitória definitiva. Se aceitarmos que a mudança não é um sprint de umas semanas ou meses, mas uma maratona que vai durar a vida toda, podemos desenvolver um sentido de calma e força interior que sabe lidar com os pequenos desvios e retomar o caminho – isto não é resignação ou desistência, mas resistência para uma corrida de longa distância.
Ler MAISMudar é dificil, envolve esforço, vontade e muita auto-recriminação. A maioria das "resoluções de ano novo" falha ao fim de 1 ou 2 meses. A questão é: como mudar? Como tirar da frente os obstáculos que nos condenam ao fracasso? No episódio anterior apresentamos os 6 obstáculos à mudança. Conhecendo estes obstáculos, podemos definir estratégias sustentadas para aumentar a probabilidade de sucesso e suportar a mudança.
Ler MAISTodos os anos, na passagem de 31 de dezembro para 1 de janeiro, milhões de pessoas em todo o mundo fazem um compromisso consigo próprias, um compromisso para mudar: ir mais ao ginásio, deixar de fumar, ser mais afirmativo no trabalho, passar mais tempo com a família, etc, etc… de forma geral, compromissos para fazer de nós pessoas melhores. Contudo, na vasta maioria dos casos, falhamos nestes objetivos pessoais de mudar, repetindo ano após ano estas promessas simplesmente para as falharmos novamente. 1/3 das resoluções de Ano Novo são abandonadas até final de janeiro, e 4/5 falham no total. A questão é: como mudar? Como tirar da frente os obstáculos que nos condenam ao fracasso? 3 dicas: estabeleça um plano em pequenas etapas, celebre as pequenas vitórias, confie no Processo.
Ler MAIS15 Dezembro
Terapias de som para relaxamento profundo e meditação introspetiva (sound healing). A frequência das ondas eletromagneticas do cerebro durante sessões de sound healing pode atingir a fronteira entre a frequencia alpha e theta (7-8Hz), induzindo estados de meditação consciente e relaxamento profundo de corpo e mente. Esta também é a frequencia do campo eletromagnetico do planeta (a Ressonância de Schumann). Em meditação profunda a mente fica em sincronia com esta pulsação vital da Terra, conectada com a energia vital do planeta.
Ler MAIS12 Dezembro
Liberte-se do stress e ansiedade. O stress, cansaço crónico, ansiedade e burn-out tornaram-se uma “epidemia silênciosa” que afeta a vasta maioria de pessoas, que sofrem em silêncio afetando dramaticamente a sua qualidade de vida, concentração e produtividade. Como podemos desenvolver mais resiliência ao stress e ansiedade, minimizando os efeitos sobre a saúde, bem-estar e espaço mental para levar vidas produtivas? Todos vivenciamos situações de stress no dia-a-dia, no trabalho, universidade ou em casa. A forma como lidamos com o stress, como comunicamos com os outros e como cuidamos de nós é que dita se, a médio ou longo prazo, este stress nos irá ou não esgotar física e psicologicamente, resultando num quadro de burn-out. Por outro lado, deparamo-nos com uma sociedade competitiva onde nos queremos destacar e, tantas vezes, corremos atrás da ideia de perfeição, de controlo e de sucesso, sem percebermos o que é isso para nós, de forma individual.
Ler MAISUma nova abordagem no combate ao stress, ansiedade, burnout e depressão. As Terapias Cognitivo-Comportamentais são uma família de intervenções psicoterapêuticas reconhecidas como os tratamentos psicológicos com o mais amplo suporte empírico. As terapias de terceira geração focam-se em tratar a pessoa e não os sintomas: melhorar a qualidade de vida em vez de reduzir os sintomas da doença mental. Terapia cognitivo-comportamental combinada com meditação, pratica de aceitação e compaixão, yoga e outros comportamentos de autocuidado que privilegiam a saúde do corpo e da mente, pode ser tão eficaz como a medicação antidepressiva a longo prazo na recuperação ou prevenção de depressão grave. Em quadros de ansiedade, os programas de meditação mindfulness mostram resultados equivalente ao uso de psicofarmacologia. Há também excelentes resultados na diminuição da dor crónica em quadros patológicos.
Ler MAISArtigos Recentes