Um programa de perda de gordura pode incluir pelo menos 4 componentes que se reforçam mutuamente e permitem à pessoa ver resultados e manter-se motivada:
Nutrição adequada, com défice calórico e baseada em alimentos com baixo índice glicémico mas saciantes e que assegurem a vitalidade para o dia a dia. Este plano alimentar pode incluir alimentos que promovem o bom funcionamento do fígado, bexiga e intestinos (como chás, alimentos prébióticos e probióticos), antioxidantes e anti-inflamatórios (como frutos vermelhos em moderação), gorduras boas (salmão, sardinha, azeite em moderação) e “queimadores” que aceleram o metabolismo (como gengibre, pimenta cayenne, canela). Mastigar muuuiiiiito devagar ajuda a ter consciência da comida, apreciar e dar tempo a que os sinalizadores de saciedade atuem, a saliva acelera a digestão e em momentos sociais evitar continuar a comer apenas para acompanhar os outros. Coma devaaaaagaaaaaarr!
Regime de exercício físico adequado. Caminhar pelo menos 20 minutos por dia promove as funções vitais do organismo. Qualquer tipo de exercício é excelente para tonificação muscular, mobilidade, força funcional e melhoria cardiovascular. A questão chave é encontrar exercício que lhe dê prazer. Pela sua saúde, mova-se! Futebol, ténis, yoga, crosstraining, pilates, padel, surf, corrida, ciclismo, dança… o que quiser, mas assuma um estilo de vida ativo. De qualquer modo, num programa específico de perda de massa gorda, recomenda-se treino de elevada intensidade (cardio e muscular) pelo menos 3x/semana. Este tipo de treino promove a queima de gordura e construção muscular.
Drenagem linfática manual, uma massagem que “esmaga” a massa gorda e a “conduz” para o sistema linfático para ser expelido. Muitas clínicas estéticas adoptaram os equipamentos de ultrassons para acelerar e simplificar o processo, que requer menos técnica à massagista, mas isso é um processo “cego”. O toque direto no corpo é a melhor forma de esculpir as zonas com gordura localizada.
Hábitos de vida saudável: dormir pelo menos 7h por noite, reduzir bebidas alcoólicas e não fumar, complementam e potenciam os efeitos de tudo o resto. Por um lado, ajuda a pessoa a sentir-se bem e com mais energia, compensando a redução calórica. Por outro, durante o sono ajusta-se o nível de leptina e grelina que é essencial para o controlo de peso.
A redução de líquidos na composição corporal que normalmente decorre de uma dieta, nomeadamente com água ou chás diuréticos, promove o bem-estar, reduz inchaço e perda de volume, mas pode conduzir a um aumento da %MG pela via indireta de reduzir a % água no corpo.
Do mesmo modo, a construção de músculo é excelente para uma vida saudável e ativa, para garantir mobilidade funcional e longevidade, mas pode causar aumento de peso, neste caso saudável, uma vez que é considerada massa magra