|| Blog ||
Soul Fit by OM Academy: Corpo, Mente e Bem-estar
Pode ouvir o Podcast nas principais plataformas:
20 Novembro
O que podemos fazer para viver mais, mas sobretudo viver melhor, preservando saúde e vitalidade na velhice? Os aspetos básicos de uma vida saudável são os pilares da longevidade, mas os avanços científicos das últimas décadas apontam caminhos e escolhas que vão para além do simples “alimentação saudável, exercício e sono”. A ciência da longevidade tem demonstrado que práticas ancestrais de restrição (jejum, banhos frios, pranayama) melhoram a resposta imunológica ajudam a prevenir as “doenças da velhice” e prolongar os anos de vida com saúde. Mas a ciência tem ido mais além, com substâncias que promovem o rejuvesnescimento celular. Estamos hoje num momento da história em que legitimamente podemos admitir uma hipótese simultaneamente fabulosa e inquietante: e se o envelhecimento for uma doença tratável e não um processo inevitável definido por limites físicos inultrapassáveis?
Ler MAISDesenvolver uma relação positiva com o fitness e a alimentação.
Ler MAISNos episódios anteriores apresentamos os 6 pilares do método Superpoderes: hormese, movimento, força, nutrição, autoconsciência e respiração, e descanso e relações interpessoais. A sustentar estes 6 pilares para uma vida com superpoderes, está um tronco central em que tudo se agarra, assente em Compromisso e Curiosidade.
Ler MAISO café tornou-se uma bebida universal e muitos consideram que “o dia só começa depois do café”. O café é uma “super-planta” com muitos benefícios físicos e mentais, mas a dependência da civilização moderna torna o café verdadeiramente a mais universal das “drogas legais”. São consumidos globalmente 2 mil milhões de chávenas de café por dia! Na verdade, só há uma forma de ter energia para a vida: comida saudável, bastante água e dormir bem.
Ler MAIS03 Feveiro
O terceiro terceiro pilar do método Superpoderes é a Alimentação. O cérebro e o corpo precisam de nutrientes e energia para funcionar, pelo que comer bem é o primeiro passo para viver melhor, com mais saúde, vitalidade e bem-estar físico e emocional… e sim, controlar o peso e gostar do que vemos ao espelho, mas isso é uma consequência de hábitos de vida saudáveis, não uma obsessão isolada que raramente produz resultados duradouros. É natural sentirmo-nos perdidos entre a cacofonia de opiniões e modas dietéticas. Pelo contrário, devemos simplificar a relação com a comida, desenvolver uma relação positiva e natural com a alimentação, sem obsessões e culpas. Na verdade, uma dieta saudável é extremamente simples: alimentos naturais não processados, em moderação, sobretudo plantas e frutos coloridos, com alguma proteína. Tão simples quanto isso. Sem modas, sem extremismos, com bom-senso.
Ler MAIS20 Janeiro
O segundo episódio de uma série de 8, dedicados ao método Superpoderes, o nosso modelo integrado para fazer de si um super-homem ou super-mulher, com mais energia, saúde, auto-confiança e propósito. Falamos hoje do primeiro pilar dos Superpoderes: hormese, ou seja, introduzir desconforto e evitar a tentação de viver permanentemente em situação de excesso e conforto. Restrição calórica, jejum intermitente, exposição ao frio e treino respiratório promovem a resiliência fisica e mental, reforçam o sistema imunitário e promovem a longevidade. A "fonte da juventude" é grátis e está disponível para todos!...
Ler MAIS16 Janeiro
Iniciamos uma série de 8 episódios dedicados ao método Superpoderes, o nosso modelo integrado para fazer de si um super-homem ou super-mulher. O propósito é ajudar a libertar os seus “Superpoderes”, para uma vida com mais energia, saúde, auto-confiança e propósito. De forma transparente, prática, direto ao assunto e sem “BS”. Pode ouvir o podcast Soul Fit no Spotify, Google Podcasts ou Apple Podcasts
Ler MAISMudar é dificil, envolve esforço, vontade e muita auto-recriminação. A maioria das "resoluções de ano novo" falha ao fim de 1 ou 2 meses. A questão é: como mudar? Como tirar da frente os obstáculos que nos condenam ao fracasso? No episódio anterior apresentamos os 6 obstáculos à mudança. Conhecendo estes obstáculos, podemos definir estratégias sustentadas para aumentar a probabilidade de sucesso e suportar a mudança.
Ler MAISA alimentação tem um impacto direto no nosso aspeto e saúde, mas uma área menos conhecida é o impacto na longevidade e resiliência psicológica. Não apenas o que comemos, mas também quando comemos, pode contribuir para uma vida mais longa e sobretudo com melhor qualidade. Pode também criar condições psicológicas para uma mente mais resiliente e autosatisfeita, menos dependente de prazeres e estímulos externos, e portanto com mais capacidade para a felicidade.
Ler MAIS01 Dezembro
A evidência científica é avassaladora: o açúcar está ligado a obesidade, diabetes, tensão arterial elevada e triglicerídeos. O açúcar constitui “calorias vazias”, sem qualquer valor nutricional e praticamente irrelevante para satisfazer a fome, porque se gasta rapidamente, entra na circulação sanguínea e é convertido em reservas energéticas sob a forma de gordura. Na verdade, nem todas as calorias são iguais e para perder peso não é preciso passar fome, mas obter os nutrientes em alimentos diferentes, evitando erros que tornam muitos esforços inglórios. Conheça os “5 S” da perda de peso: como desativar o mecanismo metabólico que nos torna máquinas eficientes de acumulação de gordura.
Ler MAISAs abóboras têm propriedades nutritivas fantásticas. Além de excelentes decorações de Halloween, são fonte de caratenoides importantes para o sistema imunitário
Ler MAISArtigos Recentes