As vibrações sonoras são invisíveis mas poderosas, uma força que pode afetar profundamente o comportamento molecular dos materiais. Sentimos o poder inebriante do som quando dançamos com uma batida ritmada e forte. Percebemos o efeito relaxante quando uma mãe canta uma canção de embalar ao seu bebé. Reagimos emocionalmente quando ouvimos um concerto para piano de Rachmaninov ou a chaconne para violino de Bach. E saltamos da cadeira no cinema com um grito lancinante ou uma explosão.
O som pode alterar não apenas o nosso estado mental e espiritual, mas também físico. O trabalho de Nigel Stanford é fascinante, usando ondas de som para fazer arte em movimento com diversos materiais (cymatics), demonstrando a reação física dos elementos ao som. Recomendo vivamente a visualização de um vídeo no Youtube sobre o efeito das ondas sonoras sobre os materiais: https://www.youtube.com/watch?v=Q3oItpVa9fs
Este vídeo literalmente torna o som visível pelos seus efeitos na natureza. Ver grãos de areia a dançar em padrões geométricos apenas com batidas de música, ou superfície de água a dançar e líquidos a enrolar-se como serpentes pelo efeito apenas de som é… brutal!
Pensem agora que 70% do corpo humano é água e imaginem essa água que existe nas moléculas das nossas células a dançar ao som de vibrações profundas e de baixa frequência. Nós estamos programados para reagir ao som, e podemos usar o som para influenciar o nosso estado emocional, espiritual e físico.
A terapia de som (sound bath) e técnicas de respiração pranayama são formas subtis, mas poderosas e comprovadas de libertação de stress, recarregar o corpo e mente e facilitar estados meditativos profundos. O método é baseado em técnicas de respiração Pranayama e imersão em sons terapêuticos de baixa frequência e ondas longas que penetram profundamente o corpo e a mente, induzindo um relaxamento dos padrões das ondas mentais. É um verdadeiro banho de som imersivo, mergulhando corpo e mente em som e vibrações. O banho de som é também mais fácil para iniciantes do que a prática de meditação.
A Terapia de Som é uma maneira simples de fazer uma pausa, relaxar profundamente e criar espaço mental para “deixar ir” as preocupações do dia a dia, encarando os problemas de outra forma, mais distanciada.
Uma sessão de sound healing é uma experiência de audição e vibração de corpo inteiro, onde cada célula do corpo é estimulada com sons e vibração de baixa frequência.
Os sons dão à mente um ponto de foco, uma das técnicas de meditação para evitar a deambulação da mente. Esse esforço de concentração nos sons que nos chegam e vibram no corpo dão uma referência à mente para se focar no presente.
Os “instrumentos sagrados” usados nos banhos de som (taças tibetanas, gongos, chimes, etc) emitem sons de muito baixa frequência e ondas longas, que penetram profundamente no corpo e órgãos, ajudando ao relaxamento e a entrar em estados meditativos. Por isso, a terapia de som pode ajudar a induzir estados mentais meditativos, mesmo para iniciantes sem treino de meditação.
A frequência das ondas eletromagnéticas do cérebro, medidas através de eletroencefalogramas, são classificadas essencialmente em 4 bandas de frequência:
- Gama (> 35Hz): elevada concentração e foco, resolução de problemas complexos
- Beta (12-35Hz): ativo e alerta, no topo da banda geralmente associado a situações de stress e ansiedade (ansiedade e concentração têm ondas cerebrais distintas!)
- Alpha (8-12Hz): Relaxado, atenção passiva
- Theta (4-8Hz): Relaxamento profundo e instrospeção, mantendo consciência
- Delta (0.5-4Hz): Dormir
A frequência eletromagnética das ondas cerebrais durante as sessões de sound healing aproxima-se dos 7-8Hz. Esta é a zona de transição da frequência alpha para frequência theta das ondas cerebrais, onde a mente entra em estado de relaxamento profundo e introspetivo, mas ainda consciente.
Esta frequência das ondas cerebrais tem ainda um simbolismo místico, por se aproximar da Ressonância de Schumann, a frequência eletromagnética do planeta Terra: 7,83Hz. Schumann demonstrou que a Terra é cercada por um imenso campo eletromagnético, que vai do solo até cerca de 100km de altura. Esse campo eletromagnético tem pulsações, como se fosse o coração do planeta, com uma frequência de ressonância de 7,83 Hz.
Em estado de meditação profundo, a frequência das ondas eletromagnéticas do cérebro aproxima-se desta Ressonância de Schumann, como se a mente ficasse em sincronia com a energia vital do planeta.
Nesse estado de meditação consciente, cria-se espaço mental para libertar emoções ou experiências reprimidas.
A regra base da terapia do som, bem como em qualquer terapia baseada em princípios de Mindfulness, é a regra dos 4Cs: compaixão, curiosidade, criatividade e conexão.
Desta forma, o terapeuta e paciente podem entrar num estado de comunhão e “dançar” em conjunto, num ato de co-criação que pode ser mágico e ajudar a revelar estados mentais novos, libertar tensão acumulada e regenerar corpo e mente.
Na OM Academy & Mind Spa trabalhamos com duas terapeutas de som, a Vanessa Naumann, uma berlinense rendida à beleza de Lisboa e que vive entre as duas cidades, e Elena Ostrovska, uma terapeuta ucraniana recentemente chegada ao Porto, que trabalha com massagens e som há 10 anos. Temos sessões diárias de banhos de som na sala Ganban (hot stones) com sistema de som imersivo, workshops de Sound Healing ao vivo com a Elena ou a Vanessa (sábado 24 dezembro às 15h e Domingo 8 janeiro às 14.30h) bem como sessões privadas de massagem com taças tibetanas com a Elena. Contacte-nos em geral@omacademy.pt para agendar.