OMAcademy
 
...

|| Superpoderes 7: Descanso e Socialização ||

O sexto pilar do método OM é o Descanso e Relações Interpessoais. 

Descanso envolve vários aspetos, destacando-se naturalmente o sono como atividade reparadora de corpo e mente. O sono é de tal forma importante para o bem-estar físico e mental que teremos que dedicar capítulos exclusivamente dedicados à importância do sono e técnicas para dormir melhor. Dormir pelo menos 7 horas por noite é não negociável, o que significa estar deitado com as luzes apagadas pelo menos 7.30-8.00 horas. Querer “roubar” tempo ao sono é contra-produtivo, como um telemóvel com pouca carga permanentemente em modo "poupança de bateria". Para ter energia máxima e poder dar os nossos melhores contributos intelectuais, físicos e de criatividade durante o dia, temos que prioritizar o sono de forma consistente. 

Mas descanso vai além do sono. Significa também dar-se ao luxo de ter tempo off, não produtivo, sem estar a “fazer” nada, apenas para deambular, criar, falar. As melhores ideias surgem quando não estamos à procura delas e damos ao corpo e mente espaço e tempo nã0 produtivo. Socializar, brincar, rir: fazer menos para fazer mais.

Uma outra componente do descanso é a socialização, relações interpessoais, grupos de pertença. Ter tempo para nos entregarmos a grupos que sustentam o nosso sentido de pertença e enraizamento. Isso pode ser a nossa família, amigos ou comunidade. Um dos aspetos que distingue as “zonas azuis” da longevidade é este sentido de comunidade de pertença, que cria sentido de enraizamento e experiências partilhadas. Isto não significa subordinar os nossos valores e prioridades à pressão dos grupos, mas conhecer profundamente os nossos valores e ter a coragem de nos rodear das pessoas que partilham a mesma visão do mundo. 

Na vida pessoal, tal como na profissional, se tentarmos disfarçar e forçar-nos a ser o que não somos, a viver contra a nossa natureza, isso cria um círculo vicioso: quando forçamos contra a nossa natureza, apresentamos ao mundo o que não somos, e com isso atraímos a atenção e oportunidades de caminhos que não são compatíveis… se formos falsos com as nossas escolhas, atraímos oportunidades e pessoas em linha com a imagem falsa que projetamos e afastamos as oportunidades e pessoas que poderiam estar alinhadas com a nossa verdadeira natureza. 

A coragem de ser verdadeiro é a única forma de encontrarmos as relações, amigos e oportunidades profissionais alinhadas com a nossa verdade pessoal – e só dessa forma poderemos construir uma vida em flow, de performance sem esforço, em que o que fazemos deixa de ser um esforço continuo e passa a ser uma inevitabilidade.

26 Feveiro 2023