OMAcademy
 
...

|| Mindfulness e Parentalidade ||

Mindfulness e Parentalidade
Dra Susana Marinho, Psicóloga

A investigação tem demonstrado de forma consistente que as crianças que nascem e crescem em ambientes familiares com elevados níveis de stress têm mais probabilidades vir a manifestar problemas de saúde física (como obesidade, problemas respiratórios, alérgicos, queixas somáticas, etc.), bem como baixo desempenho escolar, dificuldades na regulação das emoções e do comportamento, problemas nas relações sociais, entre outros.

Sendo crucial o papel dos Pais, numa era em que o ritmo de vida quotidiana, as múltiplas exigências de adaptação à mudança e a ‘sobre-informação’ geram incerteza, medos e insegurança no ato de educar os filhos, a aplicação de práticas baseadas no mindfulness ao exercício da parentalidade tem-se mostrado um recurso precioso para muitas famílias.

Parentalidade Mindful: Porquê? Para quê?

A tomada de consciência de si e do seu filho/a, potenciada por uma atitude mindful, a valorização de um enfoque positivo e desproblematizado da realidade, da crença nas competências e sucessos dos pais e de uma leitura esperançada da vida, visa ajudar aqueles que educam, ensinam e amam as crianças, a construírem nelas a força e as competências para que as suas vidas sejam mais felizes, criativas e produtivas.

A parentalidade mindful inclui 5 elementos-chave:
(1) escuta com atenção plena – os pais prestam atenção à sua experiência escutando a sua criança genuinamente – o que diz, o seu tom de voz, expressão facial e corporal;
(2) não julgamento – os pais compreendem e aceitam o seu comportamento e o da sua criança, a relação pai/mãe-filho/a, a experiência de ser pai/mãe, de modo a que o seu comportamento não seja afetado por pensamento automáticos ou subconscientes;
(3) consciência emocional – os pais são capazes de identificar as suas emoções assim como as emoções da criança, de tal forma que conseguem responder de forma apropriada e regulada, e não impulsiva;
(4) autorregulação – os pais controlam as suas respostas emocionais de forma equilibrada, especialmente face a emoções difíceis na relação parental, no seu dia-a-dia.
(5) compaixão – os pais reconhecem os seus esforços no papel parental, evitando auto-crítica excessiva e confortando e apoiando a sua criança em momentos de distress.

Pais mindful tendem a apresentar mais emoções positivas, maior capacidade de regulação emocional e de conexão social, satisfação nas relações interpessoais e menor sofrimento psicológico. A parentalidade mindful é uma extensão do mindfulness intrapessoal para as relações interpessoais, pais-filhos, num processo prático, criativo e crescente.

Workshop de Mindfulness na Parentalidade, com a Dra Susana Marinho, 25 março 2023: ver workshop aqui 

Referências:
Ahemaitijiang et al. (2021). A review of mindful parenting: Theory, measurement, correlates, and outcomes. Journal of Pac. R. Psychology 15 (1–20).

25 Janeiro 2023
Postado em Mindfulness