OMAcademy
 
...

|| Como a Meditação melhora o Yoga (e vice-versa) ||

Meditação e yoga nasceram como uma prática única, mas nas últimas decadas a popularização destas práticas no Ocidente levou a uma separação entre ambas. Pode haver, para muitos, a tentação de separar a parte física como mais uma "aula de ginásio", que se pode encaixar em 60 minutos duma agenda cheia, expurgada de quaisquer referenciais espirituais que possam ser entendidos como "esotéricos". E por outro, uma pratica de meditação (o termo da moda é mindfulness), que em 10 minutos por dia possa compensar e resolver o stress e agitação da vida contemporanea e da obsessão da produtividade.   
Apesar da óbvia relação entre yoga e meditação, muitas pessoas praticam uma ou outra e não ambas.

O yoga beneficia a meditação e a meditação pode ajudar a evoluir a prática de Yoga.

O yoga beneficia a meditação porque um corpo relaxado contribui para uma mente relaxada. Além de tornar mais fácil manter uma posição de lótus por mais tempo sem sentir desconforto, ou melhor, aprender a aceitar e transcender esse desconforto sem que isso distraia da meditação.

A meditação também contribui para melhorar a prática de Yoga. A meditação ajuda a focar e concentrar nas posturas (asanas), aceitando o desconforto sem distração e sem a ansiedade de "mudar" de posição para eliminar o desconforto. O yoga exercita o corpo mas é também um exercício de tranquilidade, auto-conhecimengto e concentração em cada postura, que beneficia do treino mental proporcionado pela meditação. Ao focar a mente no corpo durante uma postura, vivemos essa asana por completo. Os asanas de yoga trazem benefícios para a saúde mental, mas para obter esses benefícios, precisamos estar concentrados nas posturas e fluidez da prática. À medida que o praticante ganha à vontade com as asanas, o risco é a mente deambular, tornando a pratica um exercício fisico mecânico. Por isso é essencial manter a "curiosidade de principiante" ao longo do caminho. A meditação treina o foco e concentração, ajudando assim a focar a mente no corpo numa postura de yoga. O resultado é a imersão completa da mente e do corpo no asana.

Afinal, é difícil experimentar verdadeiramente algumas das asanas mais dificeis enquanto estiver preocupado com a reunião de amanhã ou a ruminar com um email chato que recebeu.

Outro benefício da meditação que ajuda na prática de yoga é o treino da respiração e redução do consumo de oxigênio. Estudos científicos sugerem que a meditação reduz o consumo de oxigénio até 10%, aumentando o controlo da respiração. Este é um fator critico para manter asanas prolongadas sem sentir falta de ar. A pratica de respiração consciente contribui também para melhorar a concentração.
Um terceiro aspeto da relação entre meditação e yoga é óbvio: a meditação ajuda o auto-conhecimento e a contemplação dos aspetos espirituais e filosoficos subjacentes ao "caminho" do yoga, levando esses principios para fora do tapete. Muitas práticas de yoga incluem técnicas de meditação, como o canto de mantras ou treino de respiração Pranayama, que ajudam a mente a atingir estados modificados de consciência e preparar o corpo-mente para estádos mais avançados de yoga. 

Por fim, a meditação melhora o equilíbrio. Sabe aquelas posturas de equílibrio de braços ou sente-se a vacilar no guerreiro 3? A capacidade de usar o corpo como ponto de foco, desenvolvido com técnicas de meditação como o body scan ou o foco na respiração, melhora o sentido de equilibrio do corpo. Pelo contrário, se a mente estiver a pensar no que vai fazer para jantar ou agitada com o ruído do quotidiano, o corpo perde equilibrio. Estar presente completamente aqui e agora é um exercício de atenção plena (mindfulness) que contribui para levar a prática de yoga mais longe... assim como qualquer outra atividade.

Ao praticar meditação, desenvolvemos um estilo de vida e hábitos mentais com mais contentamento e serenidade, úteis para tudo o resto na vida... incluindo aquela postura mais dificil. 
Yoga não é apenas a prática fisica. Experimente abrir-se aos benefícios da meditação. Leva tempo, mas vale a pena. Não há milagres, mas há caminhos que conduzem a uma vida com mais saúde, contentamento, energia e concentração. 

29 Maio 2023