OMAcademy
 
...

|| Origem e Práticas de Yoga ||

Significado, Tipos e Benefícios do Yoga e Yoga Aéreo
 
O que significa o termo Yoga?
O termo Yoga tem conceitos distintos em diversas tradições. Geralmente, considera-se que a palavra Yoga deriva do sânscrito “Yuj”, que significa “união” e traduz um conceito espiritual de união entre a consciência individual e o universo, traduzindo uma harmonia entre corpo e mente ou entre humanidade e natureza. 
Hoje, no ocidente, Yoga é um conceito mais abrangente, uma prática de equilíbrio e desenvolvimento físico e mental. O yoga pode ser vivenciado de formas diferentes por cada pessoa, mais pragmático ou mais espiritual. Na sua expressão mais prática, expurgado dos aspetos exotéricos e espirituais, o Yoga consiste no treino do corpo, respiração e mente de forma equilibrada. Yoga é respiração em movimento.
Há diferentes práticas de Yoga: Hatha Yoga, Vinyasa Flow, Power Yoga, Yoga Nidra, Power Yoga.
Todas essas variações, mais antigas ou modernas, têm em comum uma ideia base: uma prática corporal que visa o autoconhecimento, conectar profundamente com o corpo, utilizando-o como ferramenta para transcender, ou seja, ir além desse próprio corpo. As técnicas do yoga ajudam a reduzir as instabilidades da mente e a conduzir a um estado interior mais sereno, de maior consciência e de presença total no ser. 
A prática do yoga envolve asanas (posturas) por vezes desconfortáveis, treinando a mente para a entrega e aceitação do desconforto, reconhecendo todas as sensações, emoções e pensamentos como passageiros e sujeitos a mudança. É assim uma forma de aprender a encarar o desconforto e as situações desagradáveis, que surgem muitas vezes durante a vida, de uma forma mais equilibrada e leve.    
O desenvolvimento da consciência do corpo e tempo de contemplação interior pode também desenvolver o autoconhecimento, vivendo de forma mais consciente e verdadeira. O Yoga ajuda a centrar e expandir a energia física e mental, encontrando a força interior para uma vida mais feliz, saudável e com sentido. 
Além de uma prática física bonita e exigente, é um caminho de auto-conhecimento e descoberta da nossa verdadeira natureza, ajudando a focar nos objetivos e valores reais de cada pessoa. 
 
Tipos de Yoga
Hatha Yoga é uma prática ancestral de yoga desenvolvida na India e Nepal, inicialmente de tradição ascética. Hoje, o Hatha Yoga é das práticas mais divulgadas de yoga no ocidente, assente na conjugação de posturas (asanas) e técnicas respiratórias (pranayama). Tendencialmente as asanas são mais lentas e prolongadas do que no Vinyasa flow. Pode ser tão suave ou intenso quanto os alunos conseguirem alcançar, sendo a prática e exigência personalizada à fase de evolução e características de cada pessoa. O termo Hatha decorre da junção dos conceitos de “Ha” (que representa o Sol) e “Tha” (a Lua), sendo o Hatha Yoga uma prática de junção destas duas energias e equilíbrio entre corpo e mente. Mas literalmente, “Hatha” significa “Força”, ou seja, uma prática para atingir um estádio de meditação através da força. O Yoga tem sempre tanto de físico como de mental… o que é físico, mental ou espiritual em qualquer prática de Yoga é sempre uma experiência muito pessoal, que deixamos ao livre-arbítrio de cada um.
Vinyasa Flow é um estilo desenvolvido nos EUA nos anos 80 e 90, uma variação mais energética com uma sequência de asanas percorridas em movimentos fluidos e contínuos, ligados pela respiração. As asanas são por isso mais rápidas e curtas. Ao contrário do Ashtanga, não tem uma sequência pré-definida de asanas, oferecendo uma variedade de movimentos e asanas sempre diferentes. O termo Vinyasa deriva do sânscrito “Vi + Nyasa”, que significa “variação dentro de certos parâmetros” ou “movimento de uma forma intencional ou especial”. Ou seja, variabilidade, mas não caos. A natureza variada e dinâmica do vinyasa ajuda a uma prática com mais concentração e equilíbrio, evitando o risco da mente “dispersar” com rotinas repetidas. É uma prática assente na respiração e mudança, abraçando a transitoriedade de cada estado e conectando a sequência de movimentos com a intenção de evoluir em direção ao que é mais importante para cada um.
Hot Yoga é uma prática intensa de yoga Vinyasa, praticada em sala aquecida entre 29º e 37ºC (Power Yoga e Ganban a temperaturas 29-30ºC, Hot Yoga a 35-37º), podendo também ter humidade. A conjugação do calor e humidade e yoga dinâmico promovem o detox do organismo, flexibilidade muscular, tonificação e concentração, deixando o corpo e mente plenamente energizados. O hot power yoga é um estilo mais rápido e energético, seguindo o ritmo da respiração, numa combinação extrema de movimento, fitness e transpiração, tornando este estilo de yoga uma experiência simultaneamente sensual e espiritual.
Yoga Nidra, também conhecido como “o sono dos yogis”, é um estado de consciência entre a vigília e o sono. É uma prática guiada de usar o movimento e técnicas de meditação para passar de um estado de vigília para um estado de “sono consciente”. É um estilo mais relaxado e meditativo de Yoga, conduzindo o corpo e a mente até à pose final de Shavasana (posição de descontração das extremidades para o centro).
Yoga Aéreo ou Fly Yoga é um yoga suspenso em tecidos de seda, permitindo posturas invertidas e “acrobáticas” que promovem a flexibilidade, alongamento muscular e auto-confiança. Uma aula de yoga aéreo pode parecer um mix entre Cirque du Soleil e ginástica acrobática. Desenvolvido nos inícios do século XXI, combina asanas tradicionais de yoga, pilates e ginástica acrobática, com a liberdade decorrente de ser suspenso. Movimentos fluídos, torções, inversões, técnicas respiratórias, técnicas de relaxamento e outras técnicas do yoga tradicional são adaptadas ao tecido, tornando a prática mais lúdica e artística, exigindo confiança, equilíbrio, força e concentração. A suspensão permite ter uma visão diferente do nosso corpo e dos seus limites, proporciona mais consciência corporal, melhorar o alongamento e, quando em inversão, possibilita uma descompressão da coluna vertebral gerando uma sensação maravilhosa de leveza, relaxamento e bem-estar. O suporte do tecido permite “anular” a força gravitacional e assim possibilita chegar a asanas mais exigentes, desenvolvendo a força e flexibilidade necessárias. Deste modo, além de uma experiência única e visualmente muito bonita, o Fly Yoga permite aprofundar as asanas, aumentar flexibilidade e ganhar coragem para posições mais exigentes, como as invertidas. É um estilo amigável para iniciantes, podendo qualquer movimento e posição ser adaptado à medida da evolução dos alunos. 
 
Benefícios do Yoga
Na abordagem purista, o Yoga não tem objetivos materiais ou físicos, sendo parte de um caminho de desenvolvimento pessoal e espiritual. O Yoga tem uma origem espiritual, mas como efeito colateral, promove muitos benefícios físicos e mentais. 
Independente da abordagem pessoal mais ou menos espiritual, o Yoga pode ter benéficos significativos em múltiplas áreas da vida pessoal e profissional. 
Promove equilíbrio, força e flexibilidade do corpo e da mente 
Reduz o stresse e a ansiedade, podendo assim contribuir para melhorar o sono
Reduz dores e rigidez corporal
Ajuda a controlar os impulsos do corpo e da mente
Melhora a relação com o mundo e os outros 
Melhora a memória, a concentração e a capacidade respiratória
Promove o desenvolvimento pessoal por via do auto-conhecimento, consciência do corpo e mente, presença no ser (Mindfulness) e desperta sentimentos de gratidão e contentamento
Proporciona relaxamento, paz e sensação de bem-estar
 
Benefícios do Yoga Aéreo (Fly Yoga)
Os benefícios do yoga aéreo ou fly yoga são diversos: desenvolvimento dos músculos dos braços. ombros e abdominais, alongamento da coluna vertebral, alívio de dores de costas e lombares, mobilidade e flexibilidade, melhoria de circulação sanguínea e oxigenação do cérebro e melhoria do sistema digestivo. Muitos praticantes consideram que o yoga aéreo ajuda a aprofundar a prática de yoga por permitir “atrever” a ir mais longe no alongamento ou torção, chegando a limites que não conseguem ou não têm coragem no yoga mat. 
 
Yoga gives you wings! Yoga makes you fly!
 
Cuidados a ter na prática de Yoga
A prática de Yoga exige atenção especial em algumas situações, sendo conveniente alertar o professor nestas situações:
Problemas cardiovasculares
Gravidez
Glaucoma
Cirurgia recente
Epilepsia
Problemas graves na coluna
Pressão arterial muito elevada/baixa.
16 Outubro 2022